Sistema Comercio

De Classic Dungeon Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

O sistema

O Sistema de Comércio visa facilitar a negociação entre os jogadores.

Nujel'm Marketplace

O Nujel'm Marketplace (ou Mercado de Nujel'm) é uma área de comércio onde os jogadores podem pôr seus próprios vendedores para que os demais jogadores possam comprar seus itens.
Atualmente estão disponíveis 40 lojas.

Mercado de Nujel'm


Como chegar em Nujel'm

O mercado fica na região norte da ilha. Visitantes de Nujel'm são capazes de chegar à pé atravessando os portões da cidade. Aqueles que possuem runas marcadas na região podem acessá-la através de Recall ou Gate Travel. Sendo uma ilha, certamente também é possível acessar a região através de barco.

Está disponível, nas docas ao sul do Primeiro Banco de Britain, uma balsa que levará qualquer jogador gratuitamente ao mercado. Para isto, basta embarcar e solicitar para ser levado ao local. Diga "Take me to Nujel'm" para realizar a viagem.

Docas de Britain
Docas de Nujel'm


Regras de conduta

A cidade de Nujel'm, assim como a região do mercado, é protegida pela guarda real. Dessa forma, aplicam-se todas as regras comuns às cidades. A exceção é que os vendedores estão protegidos contra ações negativas de terceiros e não é permitido, nem possível, ferí-los, roubá-los ou matá-los.

Como comprar

Entre na loja de sua preferência. Ao dar um duplo clique no vendedor, será exibido seu inventário. Diga "<nome do vendedor> buy" e selecione o item desejado. Aparecerá uma janela de confirmação da transação.

Como contratar um vendedor

Vá ate o innkeep ou barkeep na cidade de sua preferência e adquira um Contract of Employment.
Este item custa cerca de 163.800 moedas de ouro (gold piece).

Contract of Employment


Em posse do contrato, vá até o mercado de Nujel'm e escolha a loja onde você quer pôr seu vendedor. Esta loja deve estar vazia, pois apenas é permitido um vendedor por loja no momento.

Para colocar o seu vendedor, basta dar duplo clique no contrato. O vendedor aparecerá exatamente onde o seu personagem está, até mesmo olhando para a mesma direção que seu personagem.

Atenção! Antes de dar dois cliques no contrato, tenha certeza do local onde você quer pôr seu vendedor. Sugiro que você esteja sem montarias, em cima do local e olhando na direção que você deseja que seu vendedor fique. Uma vez contratado o vendedor, não é possível movê-lo!

Gerenciando o vendedor

Quando o patrão do vendedor der duplo clique nele, aparecerá um menu com diversas opções. Estas opções permitem alterar o nome do vendedor, alterar o nome da loja (aparece o nome da loja ao passar o cursor do mouse sobre o vendedor), alterar a aparência do vendedor (sexo e cabelo), coletar o dinheiro que o vendedor está carregando, entre outras. Você também pode alterar os itens que o vendedor está vestindo através de seu paperdoll.

Menu


Neste menu, há a opção para visualizar o inventário do vendedor. Em seu inventário estão os itens à venda. Para adicionar um item à venda, arraste-o para o inventário do vendedor. Aparecerá uma mensagem para você digitar o preço e a descrição do item. Por exemplo, se você escrever:

  • 500
  • <enter>


O item ficará à venda por 500 GP. Se você escrever:

  • 500 O melhor arco de Britannia
  • <enter>


O item ficará à venda por 500 GP e a descrição "O melhor arco de Britannia" aparecerá para os compradores quando eles clicarem no item.

No menu de gerenciamento do vendedor também há a opção de coletar o dinheiro de suas vendas (o dinheiro irá para o seu banco) e de demitir o vendedor. Se o vendedor for demitido, todos os seus itens (à venda e equipados) irão para o banco do patrão. Não há como recuperar o contrato.

Ainda no menu de gerenciamento, é apresentado o salário diário do vendedor. O vendedor cobra de seu patrão um valor que é formado pelas parcelas:

  • Fixa: 100 moedas de ouro por dia
  • Variável: 0,1% do valor de venda dos itens


Dessa forma, se um patrão possui itens à venda que somem 500.000 moedas de ouro, o vendedor cobrará uma taxa de 600 moedas de ouro (100 + 0,1% de 500.000) por dia para trabalhar.

É importante que o salário de seu funcionário seja pago, caso contrário ele pedirá demissão e deixará de trabalhar para você. Neste caso, o vendedor sumirá da loja e seu inventário será depositado no banco do patrão. Não há como recuperar o contrato.

Sobre o pagamento do salário, o vendedor coletará seu salário diretamente dos proventos da venda. Caso você acredite que o vendedor não fará nenhuma venda nos próximos dias e não quer se ele peça demissão, dê algumas moedas de ouro para garantir seu pagamento (basta jogar as moedas sobre o vendedor). Fique sempre em dia com o salário do vendedor!

Nujel'm Marketplace - FAQ

P: Sou um assassino, posso visitar o mercado?
R: Você pode visitar o mercado, mas lembre que ele está dentro da proteção dos guardas. Se você for avistado, você corre risco de morte imediata.

P: O vendedor possui um limite de itens à venda?
R: O limite de quantidade e peso de itens é equivalente ao mesmo que um jogador normal consegue levar na sua bag.

P: Posso colocar dois vendedores na mesma loja?
R: No momento não é possível.

P: Queria mudar meu vendedor de loja, como faço?
R: Você deve demitir seu vendedor, comprar um novo contrato, e pôr um novo vendedor.

P: Posso mudar a decoração da loja?
R: Neste momento não é possível mudar a decoração da loja.

P: Quanto custa para ter um vendedor?
R: Você deve comprar um contrato (cerca de 160.000 moedas de ouro), além de pagar o salário diário do vendedor. Leia mais acima.

P: Posso transferir a titularidade do vendedor para outro jogador?
R: Não existe essa opção.

P: Estou dizendo <Nome> buy e não funciona!
R: Por limitação do UO, quando o NPC tem um nome composto, não vai funcionar. Clique no item e selecione "buy" no menu de contexto para comprar.

Local alternativo ao Nujel'm Marketplace

Caso não deseje colocar em Nujel'm (ou não possa por ser assassino), você poderá adquirir uma casa e transformá-la em pública.
Neste caso, escolher bem a localidade é importante para aumentar suas vendas.


» Páginas nesta Categoria: